quarta-feira, 3 de abril de 2013

ORANGE CREPE GATEAUX


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita que aprendi no Curso de Gastronomia da FURB e fiz adaptações.

ORANGE CREPE GATEAUX


MASSA DE CREPE

100g de farinha
4 ovos
1 (uma) pitada de sal
200ml de leite
100ml de creme de leite
30g de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de cerveja
2 colheres (sopa) de açúcar

PREPARO

Misture a farinha, o sal, os ovos e o açúcar. Incorpore o leite e o creme de leite aos poucos e depois a manteiga. Junte a cerveja misturando bem e deixe descansar. Frite em uma frigideira redonda de teflon untada com um pouco de óleo, colocando massa suficiente para forrar o fundo e, assim que a massa desgrudar do fundo, virar para fritar do outro lado até desgrudar novamente.

CREME DE LARANJA

200ml de creme de leite
20g de açúcar confeiteiro
Raspas de meia laranja (da casca, bem fininha)
1 colher de sopa de Cointreau

PREPARO
Despeje o creme de leite numa tigela resfriada, junte o açúcar e bata. Junte as raspas de laranja antes que o creme fique firme e depois o Cointreau. Misture e leve a geladeira.

CALDA DE DAMASCO

200g de damasco
200 ml de água

PREPARO

Levar para ferver a água e damasco até que os mesmos estejam cozidos. Reservar a água e passar os damascos pelo processador. Depois juntar novamente a água e misturar bem.

FINALIZAÇÃO

4 laranjas
4 colheres de cointreau

Montagem:
Separe 3 a 4 crepes e vários gomos de laranja pra decoração.
Em uma forma de fundo removível monte os crepes da seguinte forma:
Forre com filme plástico a forma deixando um pouco de excesso do plástico para fora. Forre a forma com 2 ou mais crepes, também deixando as bordas do crepe para fora. Espalhe um pouco do creme de laranja sobre esses crepes.
Pressione 3 a 4 gomos de laranja sobre o creme, cubra com uma crepe (agora as bordas não precisam mais ficar para fora).
Repita a operação (creme, gomos, crepe) até chegar a borda da forma. Termine com uma camada de creme e feche as bordas pendentes das crepes (aquelas bordas que ficaram para fora no inicio. Cubra com filme plástico e leve a geladeira por 2 a 3 horas.
Passe a calda de damasco por cima do “bolo” todo e use as crepes reservadas para enfeitar: dobre-as por cima da superfície fazendo com que fiquem modeladas. Junte os gomos de laranja reservados entre as crepes dobradas, se desejar, para enfeitar mais. Ao servir despeje o cointreau e flambe (coloque o cointreau em uma concha e aproxime de uma chama, pode ser da boca do fogão, assim que o cointreau pegar fogo jogue por cima do bolo e espere o fogo  apagar sozinho). Cuidado para não se queimar!

Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário