quarta-feira, 15 de maio de 2013

FAZENDO RAVIÓLI


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita que aprendi no Curso de Gastronomia da FURB e fiz adaptações.

FAZENDO RAVIÓLI


INGREDIENTES

250Grama(s)Farinha de Trigo
250Grama(s)Farinha de Semolina
3   Unidade(s)Ovo(s)
8   Unidade(s)Gema(s)
OBS: se desejar dar cor na massa, adicionar 1 colher de molho de tomate, açafrão ou tinta de lula.

MODO DE FAZER

Bater os ovos com sal, fazer uma cova no trigo, colocar a mistura na cova e mexer com um garfo em movimentos circulares, a seguir trabalhar a massa com as mãos até compactar bem, deixar descansar por 15 minutos coberta com plástico e passar pelo cilindro até fazer placas finas.
Depois de abrir a massa em folhas com cerca de 1 mm de espessura a 10 cm de largura, você pode usar o seu recheio preferido para fazer um ravióli. Trabalhe com uma folha de massa de cada vez, cobrindo o restante com um pano umedecido.
1. Acomode a massa sobre uma superfície generosamente polvilhada de farinha e coloque uma boa colherada (chá) de recheio no meio da folha em uma das extremidades. Repila essa operação ao longo de toda folha, deixando intervalos de 5 cm entre as porções de recheio. Com um pincel para massa limpo mergulhando em um pouco de água, pincele leve e uniformemente a massa ao redor dos montes de recheio. Isso fará com que a massa grude. Coloque uma segunda folha de massa do mesmo tamanho sobre a primeira.
2. Trabalhe de uma extremidade a outra da massa, juntando as folhas ao redor de cada montinho de recheio. Faça isso delicadamente com a base da palma da mão e, com os dedos curvados, pressione cada recheio para extrair todo o ar.
3. Agora corte os raviólis no formato desejado com uma faca ou uma carretilha.
4. Você pode cozinhá-los logo em seguida ou mantê-los na geladeira em uma travessa polvilhada com farinha por 3 a 4 horas se quiser comê-los mais tarde.



Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário