segunda-feira, 13 de maio de 2013

FAZENDO TORTELLINI


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita que aprendi no Curso de Gastronomia da FURB e fiz adaptações.

FAZENDO TORTELLINI


INGREDIENTES

250Grama(s)Farinha de Trigo
250Grama(s)Farinha de Semolina
3   Unidade(s)Ovo(s)
8   Unidade(s)Gema(s)
OBS: se desejar dar cor na massa, adicionar 1 colher de molho de tomate, açafrão ou tinta de lula.

MODO DE FAZER

Bater os ovos com sal, fazer uma cova no trigo, colocar a mistura na cova e mexer com um garfo em movimentos circulares, a seguir trabalhar a massa com as mãos até compactar bem, deixar descansar por 15 minutos coberta com plástico e passar pelo cilindro até fazer placas finas.
Depois de abrir a massa em folhas com cerca de 1 mm de espessura a 10 cm de largura, você pode usar o seu recheio preferido para fazer um ravióli. Trabalhe com uma folha de massa de cada vez, cobrindo o restante com um pano umedecido.
1. Acomode a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha. Corte em quadrados de 10 x 10 cm. Em cada quadrado, coloque uma boa colherada (chá) de recheio ao lodo do centro. Com um pincel para massa limpo, pincele uniformemente um pouco de água ao redor de cada monte de recheio. Faça isso em toda extensão para garantir uma boa aderência.
2. Dobre cada quadrado ao meio, juntando duas pontas, fechando o recheio - não precisa se preocupar caso eles fiquem com um aspecto meio irregular, já que a intenção é que tenham um visual caseiro mesmo. Sele o tortellini firmemente fazendo uma cuia com a sua mão ao redor de cada monte de recheio e pressionando para baixo. Assegure-se de que todo o ar foi retirado.
3. Com a beirada horizontal de cada tortellini voltada para você, enrole-o em direção a ponta.
4. Traga as duas abas laterais para o centro, apertando-as firmemente no ponto em que elas se encontram. Você pode cozinhar se tortellini logo em seguida ou mantê-lo na geladeira em uma travessa polvilhada com farinha por 3 a 4 horas se quiser comê-lo mais tarde.

Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário