quarta-feira, 22 de maio de 2013

MERENGUE DE AVELÃ (DACQUOISE)


Bom dia!

Hoje vou postar uma receita que aprendi no Curso de Gastronomia da FURB e fiz adaptações.

MERENGUE DE AVELÃ (DACQUOISE)



INGREDIENTES PARA O SUSPIRO DE AVELÃ

250Grama(s)Avelã (ou farinha de amêndoas, ou nozes tostadas)
320Grama(s)Açúcar
30 Grama(s)Maisena - 2 colheres de sopa
6  Unidade(s)Clara(s)
Quanto Baste Açúcar de Confeiteiro para polvilhar no final

INGREDIENTES PARA O CREME DE MANTEIGA

150Mililítro(s)Agua -10 colheres de sopa
160Grama(s)Açúcar -1 xíc. Chá
6  Unidade(s)Gema(s)
360Grama(s)Manteiga sem Sal   -11/2 xíc. Chá
45 Mililítro(s)Kirsch - 3 colheres de sopa  (tipo de aguardente feita de cereja, ou licor de amêndoas, laranja, ou amareto, ou cointreau)

MODO DE FAZER O SUSPIRO

Levar as avelãs ao fogo por 12 a 15 minutos e eliminar a pele. Reservar cerca de 1/3 para decoração) Juntar a METADE do açúcar ao restante das avelas e passar tudo pelo processador, processar até a mistura ficar fina. Se preferir bater as avelãs e o açúcar no liquidificar aos poucos, transferir a farofa de avelã e açúcar para um tigela média e juntar a maisena.
 Bater as claras em neve até forma picos firmes e juntar o RESTANTE do açúcar e voltar a bater para obter um suspiro leve, cerca de 20 segundos.
Acrescentar aos poucos a farofa de avelã ao suspiro e  misturar suavemente  envolvendo  em movimentos circulares, para não perder o volume da clara em neve.
Pré-aquecer o forno a 130°C, preencher 3 assadeiras circulares, formando 3 discos chatos. Obs.: Pode ser usado o saco de confeitar para formar os discos.
Assar os discos de suspiro no forno pré-aquecido até que estejam dourados por igual e secos ao toque de 40 a 50 minutos.
Retirar as assadeiras do forno e com o suspiro ainda quente recortar as bordas com faca pequena usando a mesma forma de bolo como guia, eliminar o papel manteiga com cuidado e transfira os discos de suspiro para uma grade. Espere esfriar. É normal diminuir um pouco de tamanho.

PARA O CREME DE MANTEIGA

Juntar a água e o açúcar em uma panela, levar ao fogo para dissolver. Deixar ferver sem mexer até atingir o ponto de bala mole (cai um fio continuo e fino ao levantar a colher).
Enquanto a calda ferve, bater as gemas com a batedeira ou batedor de arame, até misturar bem, juntar a calda de açúcar ainda quente à gema batida num fio contínuo e sem parar de bater.
Continuar a bater em velocidade alta, até a mistura esfriar e ficar espessa, cerca de 5 minutos.
Colocar uma manteiga em temperatura ambiente em tigela média, bater com a batedeira até ficar macia e cremosa.
Aos poucos juntar a manteiga ao creme de gema FRIO, mexendo bem. Obs.: O creme de ovos deve estar frio para não derreter a manteiga.
Juntar o licor kirsch ao creme preparado, se preferir adicionar um pouco mais.

Montar como na foto

Outra sugestão para utilizar o merengue: merengue de avelã assado com cobertura de cupuaçú e ganache



Espero que gostem da receita.

Abraços,
Att. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário